Semana no ISCSP
Introdução
Este primeiro dia consistiu na apresentação e numa palestra, onde ficámos a conhecer melhor o ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas). Durante a tarde, houve um workshop onde foi pedido que criássemos um blog sobre a nossa semana no Verão na Universidade de Lisboa. Ou seja, este blog vai servir para eu relatar a minha experiência e o que aprendi durante a minha semana no Verão na ULisboa.
Visita à Assembleia da República e Sociedade de Debates
No segundo dia da visita, fizemos uma visita à Assembleia da República, onde um funcionário dos recursos humanos (lamento imenso, não me recordo do nome dele) nos fez uma visita guiada à Assembleia, começando por nos contar como surgiu o edifício surgiu.
O bloco principal da Assembleia da República conta com 400 anos de idade. A construção deu início em 1598 e foi erguida pelos monges beneditinos, que utilizaram o edifício como mosteiro. O mosteiro também sobreviveu ao terramoto de 1755 de Lisboa, e por conseguinte, com as reformas pombalinas, o mosteiro tornou-se um local onde se guardavam arquivos importantes do Reino, visto que a Torre do Tombo original tinha sido afetada pelo terramoto.
Com a Revolução Liberal de 1920, por decreto de El-Rei D. Pedro IV, em 1933, o mosteiro tornou-se o Palácio das Cortes. Consequentemente, este mosteiro que se tornou palácio também exerceu uma função parlamentar, onde duas grandes se tornaram, respetivamente, a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Pares.
Ao longo dos anos, a Assembleia teve várias modificações a nível arquitetónico, desde mosteiro para palácio (onde foram removidos certos elementos religiosos para aumentar o cariz real do parlamento), bem como as obras feitas por Salazar em 1940, como por exemplo, o jardim anterior e o Palácio de S.Bento.
Como todos nós sabemos, a Assembleia da República tem maioritariamente uma função legislativa, governativa e parlamentar.Voltando ao assunto da visita guiada, que fizemos à Assembleia da República, onde passámos por alguns dos locais mais importantes da Assembleia, entre os quais: o Refeitório dos Monges (que tal como o nome indica, era uma sala onde os monges tomavam as refeições), a Escadaria Nobre, o jardim interior (onde o guia nos explicou a simbologia do jardim, bem como a sua história), a Sala do Senado (onde normalmente se reúne o parlamento jovem), a Sala dos Passos Perdidos (que contém vários quadros de figuras relevantes da história de Portugal, em especial figuras da Regeneração, período político instaurado com o golpe do Marechal Saldanha em 1951 que durou até a Implementação da I República no dia 5 de Outubro de 1910). Finalmente, entrámos na Sala das Sessões (onde se organizam as conferências mais importantes, bem como é a sala onde os vários partidos se reúnem) e no Salão Nobre (onde se encontram vários quadros alusivos à História de Portugal, tal como é a sala onde o Presidente recebe entidades importantes de vários países).
Acabada e voltámos à Universidade para almoçar. À tarde, tivemos com alguns alunos que integram a sociedade de debates, onde foi organizado um debate sobre a propina zero.
Acabada e voltámos à Universidade para almoçar. À tarde, tivemos com alguns alunos que integram a sociedade de debates, onde foi organizado um debate sobre a propina zero.
Sala de espera na Assembleia da República.
Pinturas na parede onde se encontra a Escadaria Nobre.
Cova da Moura
Quarta-Feira, fomos visitar um bairro interessante em Lisboa chamado de Cova da Moura. Segundo a comunicação social, o bairro tem a fama de ser "problemático", mas ao visitar o bairro apercebi-me que é apenas uma zona pobre com pessoas muito solidárias.
O bairro surgiu quando houve um fluxo de imigrantes após o 25 de Abril de 1974 e muitos cabo-verdianos (entre outras nacionalidades como belgas e brasileiros) se estabeleceram naquela colina e construíram as suas casas, bem como lutaram pelos seus direitos de nacionalidade e de permanecerem naquela zona. Eu achei a visita interessante, visto que passámos por várias ruas e o Paulo, guia da visita, ficou encarregue de nos contar a história das ruas, do bairro e até mesmo a sua história de vida.
Outros dos destaques da visita a Cova da Moura foi a Cachupa (prato tradicional cabo-verdiano que não gostei muito) e a atuação do rapper Tugz.
A visita foi interessante visto que me deu uma nova perspetiva sobre o bairro, que é deveras solidário. E que apesar da sua pobreza financeira, é rico em cultura visto que os cabo-verdianos celebram vários festivais tradicionais. Consequentemente, certos problemas ainda estão presentes como a brutalidade policial, o preconceito (que o próprio bairro tenta combater) e a droga.
Cova da Moura tem várias zonas que se dividem por cores, esta Rua integra a zona vermelha e denomina-se Ilha Brava (as ruas tendem a ter nomes de zonas de Cabo Verde e de Portugal).
Rua Ilha da Madeira.
Uma das formas que os habitantes de Cova da Moura usam para se expressar é a Arte Urbana.
Visita à RTP e Atividades no Estádio Universitário.
Neste penúltimo dia fizemos uma visita à RTP durante a manhã. Primeiramente, visitámos os estúdios onde se gravam alguns programas conhecidos, como por exemplo, "5 para a meia-noite" e "Preço Certo". Também visitámos o piso onde se encontram as várias rádios que pertencem à RTP (Por exemplo, a Antena 1) e as Regi.
Seguidamente, fomos ao Museu da RTP onde uma senhora ,cujo o primeiro nome é Amanda, fez-nos uma visita guiada ao Museu da RTP contando-nos uma breve história da primeiras emissoras de rádio e de televisão em Portugal. A rádio portuguesa surgiu nos anos 30, sob o nome de "Emissora Nacional", enquanto o primeira emissão televisiva em Portugal foi nos anos 40 e tinha vários programas de duas horas com um breve intervalo. As primeira emissão televisiva ia das 9 da manhã às 9 da noite. Na exposição estavam presentes vários objetos desde a década de 20 (exemplo: Grafonola) até à atualidade (exemplo: Troféu da Eurovisão, também conhecido como Festival da Canção em Portugal).
Finalmente, o grupo filmou uma curta-metragem onde nos introduzimos à frente de um "green-screen" que serviu para pôr um fundo escolhido.
Relativamente ao período da tarde, participámos num "pedi-paper" com as outras faculdades da Universidade de Lisboa. Estavam espalhadas várias atividades no Estádio Universitário e a faculdade que tivesse mais pontos ganhava.
Após as atividades, fomos jantar.
Após as atividades, fomos jantar.
Material de filmagem presente no Museu da RTP.
Estúdio 3.
Estúdio onde se grava o programa "5 para a Meia-Noite".
Estúdio onde se grava o "Preço Certo" (sem adereços).
Um dos estúdios da Antena 1.
Estúdio onde se gravam os telejornais da RTP 1.
Ecrã onde se apresenta a meteorologia, entre outras coisas.
Uma das Regi.
Estúdio de rádio dos anos 50, presente no Museu.
Material de filmagem.
Material de Filmagem.
Troféu da Eurovisão, doado por Salvador Sobral à RTP (Nota: Existem dois troféus, tendo o maior ficado com os pais de Sobral e o mais pequeno doado ao Museu da RTP).
Pequeno estúdio onde filmámos uma curta-metragem.
Em suma, foi uma semana um pouco exaustiva, mas divertida. Conheci várias pessoas mais novas do que eu (o que não é frequente acontecer visto que normalmente sou sempre a a mais nova na maior parte dos casos, visto que o meu aniversário é em dezembro).
Por outro lado, daqui a uma semana estou a candidatar-me à Universidade e esta semana foi enriquecedora, pois serviu para conhecer a faculdade.



















Comentários
Enviar um comentário